Apresentando a tela padrão de listagem

Caminho de Acesso: Menu principal – opção de “Listagem”


Exemplo de acesso de opção de tela de listagem

 A imagem abaixo será usada para exemplificarmos o funcionamento de uma tela de listagem de dados. A tela da imagem é a tela de listagem de Ordens de serviço. O objetivo das telas de listagem é o de apresentar os dados do sistema de um determinado grupo, podendo ser: pessoas, produtos, vendas ou outros. Esta tela também permite que filtros sejam aplicados a estes dados bem como outras ações, como: edições, relatórios e outros.

 

Agora vamos conhecer seus principais pontos observando as marcações enumeradas em vermelho da imagem.

01: Botão Novo

Este é um botão presente em todas as telas de listagem, ao passar o mouse sobre ele (isso também ocorre em outros componentes) podemos ver legenda da ação (F4 é a tecla de atalho para acionar este botão via teclado). Ao pressionar este botão o ResultErp posicionará uma tela em branco para cadastro de dados, cada tela de listagem “chama” a tela de cadastro correspondente.

02: Botão Editar

Este é um botão presente em todas as telas de listagem, ao passar o mouse sobre ele  podemos ver legenda da ação (F6 é a tecla de atalho para ele). Ao pressionar este botão o ResultErp posicionará uma tela com os dados referente a linha de dados selecionada, Esta tela permitirá a edição dos dados mostrados.

03: Botões adicionais:

Além dos botões de “Novo” e “Editar”, outros botões podem ser apresentados nesta sessão, e estes serão tratados em suas telas específicas. Neste caso em particular, o botão “Orçamentos” pertence a tela de Ordem de Serviços e será tratado em manual específico.

04: Favoritar (Estrela):

Este botão é padrão de todas as principais telas do ResultErp. Aao clicar sobre ele você estará inserindo ou removendo a tela da sessão de favoritos. Quando a estrela estiver toda em amarelo, significa que esta tela já esta favoritada e possui atalho, quando apenas a borda da estrela estiver amarela, significa que a tela não esta favoritada.

05: Salvar layout da tela

Também presente nas principais telas do sistema, este botão permite salvar o layout de tela. Podemos personalizar o grid de dados, filtros e textos de filtros. Ao clicar no botão de salvar layout você salvará estas informações, de maneira que ao fechar a tela e abrir novamente estas informações salvas sejam recuperadas. Caso você faça alterações e não salve, ao fechar e abrir a tela novamente as alterações não serão recuperadas 

06: Ícone de ajuda:

Ao clicar neste ícone o ResultErp abrirá manual específico da tela em questão.

07: Busca avançada:

Algumas telas contém uma quantidade grande de filtros e seleções de dados, para que a tela não fique carregada, temos opção de mostrar ou não as buscas avançadas.

08: Filtros

Esta sessão pertence as opções de filtros de dados. Todas as seleções e textos informados serão levados em consideração no resultado final do filtro, então se atente para limpar os textos que não considerar na pesquisa. O filtro será “ligado” ao pressionar a tecla <ENTER> e desligado ao pressionar a tecla <ESC>.

Grid ou Grade de Dados:

A grade de dados nos mostra o resultado do filtro aplicado. As marcações 09,10, 11,12 e 13 compõem partes deste grid.

09: Ações:

A grande maioria de Grids do ResultErp possuirá esta coluna de “Ações”, toda vez que esta coluna aparecer significa que podemos comandar ações direcionadas a uma linha específica, e para comandar esta ação basta clicar no ícone de ação da linha. As ações dependem de cada tela de listagem e suas instruções estarão no manual específico desta tela.

10: Ícones de ações específicas:

Em alguns grids teremos ações/atalhos de comandos específicos. Os ícones apresentados nesta imagem de exemplo são os mais comuns:

– Integração financeira: o ícone com cifrão representa a situação financeira da linha. Ícone verde representa que a linha já passou por processo de integração financeira (o financeiro de uma venda ou compra já foi gerado), já o ícone em vermelho representa atenção e indica que a linha ainda não passou por integração financeira. Ao clicar sobre o ícone o ResultErp vai realizar o processo do financeiro para a linha, e caso o financeiro já exista, então ele vai apenas mostrar.

11: Títulos de coluna:

Todas as colunas de dados do grid possuem um título. Você pode “arrastar” este título para reposicionar a coluna, ao clicar nele você ordena os dados da coluna.

12: Paginação de dados do Grid:

Os dados retornados do filtro são apresentados na grade de forma paginada, os comandos contidos nesta sessão controlam e indicam o avanço da paginação.

13: Quantidade de linhas/registros por páginas do grid:

Este componente determina ao Resulterp quantas linhas serão mostradas por página. Você pode alterar esta quantidade e também poderá salvar junto com o restante do lay-out.

14: Totalizadores do filtro:

Nem todas as telas de listagem apresentam estes componentes, mas fica claro que estes componentes apresentam totalizadores de acordo com o filtro aplicado.